top of page

Osvaldo Maciel - Rádio 105 FM

Atualizado: 12 de out. de 2023


Oswaldo Maciel da Silva Filho ou simplesmente, Oswaldo Maciel, (Marília, janeiro de 1950)


O Sr. Alvacir inspetor da rede piratinga, eu o conheci quando ele ia em Tupã inspecionar a Rádio Piratininga! Realmente o jeitão dele deixava todos apavorados, principalmente o gerente da Rádio que era o Sr.Manoel Bicudo, que se sentia aliviado quando ele ia embora!


Eu estava iniciando na Rádio Piratininga sem ganhar nada, apenas aprendendo a ser operador de som, eu tinha 14 anos. Foi em uma dessas visitas a Tupã que o Sr. Alvacir ( não sei se é com i ou com y) resolveu que eu tinha que ganhar um salário de menor para continuar na rádio. Eu me lembro do número 600, que deveria significar no dinheiro de hoje mais ou menos um salário mínimo! Foi meu primeiro salário em Rádio, pra mim foi uma festa!!! Ser efetivado como funcionário da Rádio Piratininga de Tupa, ZYR 67 1.130 KHZ


Preciso dizer que nessa época eu tinha 14 anos, com 16 já passei a ser locutor, e logo depois aos 17 transmiti o primeiro jogo da minha carreira: Tupã F.C x Ferroviária de Assis, no Estádio Alonso Carvalho Braga! aliás transmiti o segundo tempo, o primeiro tempo foi transmitido pelo meu professor Sérgio Cunha! E que me deu essa oportunidade, depois nunca mais parei, e estou até hoje!


Carreira

Trabalhou em várias rádios, mas fez narrações importantes principalmente a partir de 1990, onde narrou jogos da seleção na Copa de 1990 pela Rádio Globo, bem como a decisão do Brasileirão. Naquela época Osmar Santos não estava mais na Globo, e sim na Rádio Record, mas trabalhou com ele na própria Globo no fim dos anos 70 e parte dos 80. Em 1996 chefiou por um ano a equipe de esportes da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, transmitindo os principais jogos ao lado de Luiz Mendes.


Também trabalhou na Rádio Record e na Band FM até chegar na Rádio Transamérica São Paulo, onde trabalha com a equipe do narrador e publicitário Eder Luiz, que incorporou no rádio, um novo modelo de transmissão de futebol, junto à Rádio Record em 2010, com a parceria entre as duas rádios.


Na Transamérica SP, trabalhou não só como narrador, mas também como comentarista fora das transmissões no Programa Papo de Craque 1ª e 2ª edição. Em 26 de março de 2023, ele deixou a emissora, junto de outros integrantes da equipe esportiva.[1] No dia 30, ele é anunciado como novo narrador esportivo da Rádio 105 FM.[2]

Este artigo sobre narrador e/ou locutor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page