top of page

Dernival Mânfio - 44 anos de Rádio

Atualizado: 27 de out. de 2023


Tenho 60 anos (2023) Minha história no rádio é como a de muitos. Nascido em Macatuba-SP em 1963 Filho de trabalhadores da roça, labutei muito na cultura do café e amendoim como bóia fria.


Em 1969 mudamos para o Paraná em uma fazenda em Santa Amélia onde ficamos por um bom tempo, até que mudamos para Tupã que entrou na minha vida em 1972.

Eu e meu irmão Derval sempre que podíamos, estávamos ouvindo rádio, cantando e encantado com aquela caixinha magica " o rádio" que tanta felicidade nos proporcionava.

De 1972 a 1975 eu e minha família trabalhávamos na lavoura do amendoim.


Comecei a me apaixonar pelo rádio muito cedo. Em Tupã, entrei na Legião Mirim em 1976 e depois fui encaminhado para o comércio e Deus me mandou para a Loja Vitória 7 em 1978, do meu grande incentivador Josué Botteon, onde comecei a trabalhar como cobrador.

Cobrava e sempre que podia ficava ouvindo o rádio da loja, maravilhado. Se deixasse eu ficava ouvindo rádio o dia inteiro e pensava comigo mesmo, ainda vou trabalhar numa rádio.


Certo dia do ano de 1979, o saudoso José Ananias Neto diretor da então Rádio Piratininga foi até à loja comprar um sapato e ouviu do Sr. Josué que tinha um menino na loja que gostava muito de rádio e que orientado, poderia ser no futuro um grande radialista. Ananias então pediu que o menino se apresentasse e assim começou minha história no rádio.


Fui, conversei com Ananias que me ofereceu inicialmente o trabalho de cobrador, afirmando que as oportunidades viriam naturalmente. E assim foi. Continuei cobrador, passei a cobrador-operador de som, fui discotecário, recepcionista, operador de externa, motorista, fiz de tudo no rádio, menos locução.

Definitivamente sentia que o rádio tinha entrado em minha vida pra sempre. Trabalhei com os grandes nomes do rádio de Tupã e modéstia à parte, todos gostavam de trabalhar comigo.

Foi um tempo bom. inesquecível.


Esse encontro de radialistas vai permitir que eu reencontre muitos daqueles amigos que fizeram e ainda fazem parte da minha vida.

Hoje me comunico com todas as redes sociais e criei meu próprio site informativo o "DERNIVAL MÂNFIO - INFORMA" www.dernivalmanfio.com.br e tenho uma Rádio Web Rádio Revivendo Tupã, mas o rádio continua presente no meu dia-a-dia como uma lembrança daqueles dias maravilhosos, pois como diz o poeta,´ "é melhor ter saudades do que caminhar vazio".

Dernival Mânfio, Tupã, novembro de 2023



4 visualizações0 comentário

تعليقات


bottom of page